domingo, 5 de julho de 2009

Kamelot - The Black Halo



Existem poucas bandas atualmente que conseguem ter coragem de se definir como Metal Melódico, este estilo está saturado, todas as bandas se parecem, não surge nada original, os medalhões não conseguem mais se sustentar. A maioria das bandas acaba migrando para algum outro estilo, normalmente, com influências do Prog. O Kamelot é uma daquelas poucas. Embora estadunidense, o Kamelot conta com um vocalista norueguês, Roy Sætre Khantatat, ou simplesmente Khan, é um dos melhores vocalistas do estilo, e o prova neste excelente ‘The Black Halo’.

Escolhi este álbum de 2005 para comentar por ter sido meu primeiro contato com o Kamelot e também por considerar que tal CD é o responsável pela consolidação da banda no cenário internacional. The Black Halo é a continuação do anterior, “Epica”, um álbum conceitual baseado na história de Fausto, do escritor Goethe, embora nomes de personagens tenham sido alterados por questões de direitos autorais, tema gira em torno da batalha entre o bem e o mal, vida e morte. A abertura se dá com “March of Mephisto”, uma faixa bem pesada que conta com a participação de Shagrath (Dimmu Borgir), interpretando o Demônio, caiu bem. “When the Lights are Down” é rápida, direta e melódica – uma das melhores canções da banda, em minha opinião – seguida por “The Haunting (Somewhere in Time)”, uma faixa empolgante que traz a belíssima Simone Simons (Epica) fazendo um bonito dueto com Khan. The Black Halo tem mais alguns pontos altos, na verdade, há poucos pontos fracos, talvez apenas os interlúdios demais. A balada “Abandoned” (representando um ótimo diálogo entre o humano e Deus) é de muito bom gosto.

O álbum fecha de forma grandiosa com “Serenade”, uma faixa épica e muito bonita tratando da única certeza da vida: a morte. Vale ressaltar a participação do tecladista sueco Jens Johansson (Stratovarius) em vários momentos do CD, um excelente solista. Além do produtor Sascha Paeth (Angra, Edguy, Avantasia) que além de fazer um ótimo trabalho por trás das mesas de som, também participa com algumas guitarras adicionais. “The Black Halo” é um CD cativante com uma temática envolvente, variando entre momentos mais pesados e carismáticos, mas com uma levada mais sombria que outros CD’s da banda. O Kamelot vem carregado a bandeira do Power melódico com ótimos trabalhos, e este é o melhor deles.

Nota 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aí o seu comentário ... And Metal For All!!!


Lembre que tudo que é postado no site é apenas opinião pessoal. Concorde, discorde, faça uma discussão saudável.