sábado, 11 de julho de 2009

Edguy - Tinnitus Sanctus



O Edguy é mais uma daquelas bandas que atrái extremos. Ame-os ou os odeie. Pois bem, Tobias Sammet é outro desses precoces gênios da música, que surgem aqui e ali fazendo um som a frente do seu tempo. Os alemães do Edguy surgiram fazendo um Power simples e direto, com muita influência do Stratovarius, entretanto, os corais (com algo de Blind Guardian) sempre deram uma personalidade própria a banda. Após Mandrake, já não tinha mais volta, o Edguy estava consolidado como uma das grandes promessas do metal e sendo uma das bandas mais bem humoradas do meio. Ao longo da carreira, as inovações e mudanças vieram, dividindo opinões, entre críticas e louvores.

Tinnitus Sanctus vem para coroar estas mudanças. O Edguy se aproximou perigosamente do Hard Rock em Rocket Ride, o cd anterior, quase perdendo sua identidade, algo corrigido neste play. O Hard foi devidamente dosado e bem inserido ao Power rápido e divertido dos alemães. 'Ministry of Saints' tem um refrão pegajoso e uma batida cativante, perfeita para abrir um álbum. 'Sex, Fire, Religion' mantém o nível da abertura, aliás, seu tema cerca todo o álbum, de maneira debochada, Sammet critica as religiões e sua postura arrogante. 'The Pride of Creation' é uma das melhores músicas da carreira da banda, onde conseguiram mixar com perfeição o Power Metal e o Hard Rock, as letras são uma sincera tiração de sarro com Deus, e a idéia de que nós somos sua imagem e semelhança. Para os ocnservadores, o Power rápido e direto continua lá, 'Speedhoven' e 'Dragonfly' trazem o bumbo acelerado, os corais épicos e vocais inspirados de outros álbuns. '9-2-9' já é um Hard mais escrachado. A baladinha obrigatória também está lá, talvez mais romântica e envolvente desta vez, 'Thorn Without a Rose' deve ser a melhor balada do Edguy até então. 'Dead or Rock' é o ponto fraco pra mim, talvez Hard demais...

Torcer o nariz para as inovações do Edguy é rejeitar sua evolução, talvez Tobias não tenha ainda conseguido escrever seu nome na história do metal, mas ele parece estar no caminho certo. Não dando a mínima para as críticas e mantendo o bom humor, o Edguy deve se tornar o grande nome do Metal Melódico em pouco tempo.

Nota 9/10

Um comentário:

  1. Depois do Rocket Ride, andei meio receoso, mas vou dar uma conferida pra ver se vale a pena.

    ResponderExcluir

Deixa aí o seu comentário ... And Metal For All!!!


Lembre que tudo que é postado no site é apenas opinião pessoal. Concorde, discorde, faça uma discussão saudável.