domingo, 21 de junho de 2009

Therion - Gothic Kabbalah








A criatividade reina no cenário Heavy Metal mundial. Alguns artistas, em especial, parecem se desenvolver ao longo dos anos atingindo um status de genialidade fora do normal, e o gênio que escolhi para comentar é líder de uma de minhas bandas favoritas. Quando o sueco Christofer Johnsson criou o Therion, sua proposta era falar sobre paganismo e ocultismo com uma banda de Death Metal bem pesada. Mas, ao longo dos anos, parece que o misticismo e o teor épico das letras foi totalmente incorporado pela musicalidade do grupo.

Em 2007, Johnsson apresenta ao mundo sua obra prima, que parecia fechar o ciclo da evolução do Therion, Gothic Kabbalah é de uma grandiosidade fora do normal. Corais líricos se misturam ao peso instrumental proporcionado pelos suecos, as orquestrações predominam ao longo de todo o play, aliadas a instrumentistas convidados espetaculares que dão conta de criar em Gothic Kabbalah um clima mitológico e folclórico responsável por passar ao ouvinte a atmosfera necessária para entender o contexto, a história envolvida por mitologia judia e nórdica, comprovando que o Metal se encaixa bem com qualquer musicalidade.

Músicos especialistas em flautas, harpas, órgãos e até tamborins dividem espaço com um time coeso de metal direto e espontâneo, com destaque para o maravilhoso vocalista Mats Levén, com um tom que remete ao Hard Rock clássico que casou com perfeição ao som criado por Johnsson e Cia. O irreverente e performático Snowy Shaw cuida dos vocais mais graves e músicas mais atmosféricas. (apesar do nome do disco, não tem nada de gótico no Theiron atual). Gothic Kabbalah é um clássico, que insere o Therion no mapa do metal mundial, escute a música ‘Son of the Staves of Time’(presença maravilhosa de Léven) e fique ansioso pelo resto.

Nota 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aí o seu comentário ... And Metal For All!!!


Lembre que tudo que é postado no site é apenas opinião pessoal. Concorde, discorde, faça uma discussão saudável.