sábado, 20 de junho de 2009

Stratovarius - Polaris





Se você escutar qualquer banda de Power Metal, ou Metal Melódico, do início da década de noventa até hoje, você vai escutar pelo menos alguma coisa de Helloween e, principalmente Stratovarius. Uma das bandas mais inovadoras e interessantes do gênero, os finlandeses têm passado por momentos conturbados nos últimos anos. Polaris tenta marcar (mais uma vez) o retorno da banda, dessa vez sem o guitarrista Timo Tolkki, protagonista das grandes confusões, graças ao seu gênero difícil agravado por problemas bipolares.

Polaris está sendo bem aceito pela crítica, e encontrado barreiras entre os fãs, os mais xiitas jamais aceitaram a banda sem o cabeça do grupo. No entanto, é inegável que a música do Stratovarius, a criatividade que os marcara está de volta. ‘Deep Unknown’ abre o álbum como a prova disso, os teclados de Jens Johansson demonstram que não há inovações Groove ou Dark aqui, é o puro Power Metal que os caras criaram (nem tão puro assim, pela primeira vez, me deparo com um Stratovarius influenciado, tem muito de Symphony X aqui).

O álbum tem outros pontos fortes, como ‘Falling Star’, uma faixa rápida e muito bonita, com corais marcantes e a voz inconfundível de Timo Kotipelto, soando, em alguns momentos, como na sua banda solo, um pouco mais graves. O guitarrista Matias Kupiainen estréia discretamente, mas sem comprometer a eficácia do trabalho. ‘Higher We Go’ e ‘Forever is Today’ me levaram de volta aos bons tempos de Episode e Visions. Com Polaris, parece que enfim o fã pode dizer: O Stratovarius voltou, torçamos pra que continuem.

Nota 9/10

Um comentário:

Deixa aí o seu comentário ... And Metal For All!!!


Lembre que tudo que é postado no site é apenas opinião pessoal. Concorde, discorde, faça uma discussão saudável.